Pilates é um sistema inovador e seguro de exercício corpo-mente, capaz de transformar radicalmente a forma como seu corpo age, sente e realiza.
Joseph Pilates e a história do Pilates
Joseph Hubertus Pilates nasceu em Mönchengladbach, pequena cidade próxima a Düsseldorf, na Alemanha, em 1880. Na infância conviveu com uma série de problemas de saúde, como asma, raquitismo e febre reumática, que o impediam de levar uma vida normal, fatos que o levam a buscar seu próprio fortalecimento e maior qualidade de vida. Por isso, ainda adolescente estudou anatomia, fisiologia e a cinesiologia do corpo humano, acumulando o conhecimento que mais tarde viria a formar o Método Pilates.
Passou a viver na Inglaterra a partir de 1912, ganhando a vida como boxeador, artista circense e treinador de técnicas de defesa pessoal. Durante a Primeira Guerra Mundial, por ser cidadão alemão, foi recolhido a um campo de prisioneiros perto de Lancaster. Nesse período, passou a dar treinamento físico aos internos do campo, dando forma ao verdadeiro Método Pilates. Após o final da Guerra, emigrou para os Estados Unidos, onde conheceu Clara, com quem veio a se casar.
Em Nova York, o casal Joseph e Clara criou um estúdio onde ministravam aulas de treinamento físico. Foi nessa época que Joseph Pilates criou seus próprios equipamentos e centenas de exercícios.
O estúdio de Joseph Pilates ficou muito conhecido no meio artístico de Nova York, principalmente pela procura de dançarinas e artistas que necessitavam de alta performance física. Professores de ballet em evidência na época, como George Balanchine e Martha Graham, encaminhavam seus alunos para o treinamento físico com Pilates. Foi a partir daí que o Método Pilates começou a se disseminar, ganhando adeptos e uma nova geração de professores.
Joseph Pilates teve uma vida longeva e saudável, falecendo em 1967, aos 87 anos, com a saúde abalada após um incêndio em seu estúdio.
Hoje o Método Pilates é praticado em todo o mundo por atletas, dançarinos e pelo público em geral que buscam treinamento, reabilitação física e, acima de tudo, uma vida saudável e feliz

.
Os exercícios tradicionais (de peso) tendem a construir músculos volumosos e curtos – propensos a lesões. O Pilates alonga e fortalece, dando mais elasticidade muscular, mobilidade articular e prevenindo lesões.
No Pilates, a ênfase dos movimentos se dá pela respiração adequada, coluna correta e alinhamento pélvico. Esses fatores, aliados a uma suave concentração, fazem com que o movimento torne-se fluido, numa sintonia constante com o corpo, ajudando a reduzir o estresse.
Os exercícios tradicionais tendem a trabalhar os mesmos músculos, levando os músculos fracos a ficarem mais fracos e os fortes mais fortes. Tem-se então um desequilíbrio muscular, causa comum de lesões e dores crônicas nas costas. Contrariamente, no Pilates todos os grupos musculares são treinados e equilibrados.
O Pilates se desenvolve pelo desenvolvimento de um “núcleo” forte. Esse núcleo é o centro do corpo (ou Core), composto pelo abdome e os músculos mais próximos da coluna vertebral. O controle do núcleo dá-se pela integração do tronco, pélvis e da cintura escapular.
Ao desenvolver-se com as técnicas do Pilates, seu corpo é treinado para mover-se em padrões mais seguros e eficientes – ganhos inestimáveis para a recuperação de lesões, desempenho esportivo, boa postura e saúde.
No Pilates todo o corpo é trabalhado uniformemente, dando à musculatura todo o equilíbrio e condicionamento necessários às atividades diárias e aos esportes, melhorando o desempenho com menos chance de lesões. É por isso que muitos atletas de elite usam o Pilates em seus treinamentos.
Muitos dos exercícios são feitos em equipamentos reclináveis ou em posição sentada, priorizando a sustentação de peso e o baixo impacto. O Pilates é tão seguro, que já vem sendo usando nas instalações do fisioterapia para a reabilitação de lesões.
- Corpo Equilibrado;
É fato! O Pilates melhora as atividades diárias. Seja quando vai-se abaixar para pegar um jornal ou correr uma maratona, o Pilates se enraíza em nossos processos corporais, ensinando a gerir eficazmente todo o nosso ser. - Controle e Concentração;
Produtos diretos da conexão mente-corpo, o Pilates desenvolve o controle e a concentração através do trabalho com a respiração e os movimentos. - Relaxamento;
O relaxamento é um dos princípios básicos do Pilates. Nele, se aprende a liberar a tensão desnecessária em nossos corpos. - Estilo de Vida
Para muitos de nós, o Pilates é muito mais do que um método de exercícios , é um modo de vida, dando-nos a oportunidade de viver sem a separação entre o movimento funcional e o pensamento.
Pilates para no esporte
O desenvolvimento do Core (núcleo) de um atleta – os músculos abdominais profundos, juntamente com os músculos mais próximos à coluna vertebral – traz ganhos significativos de agilidade, além de ajudar a prevenir lesões e aumentar o desempenho esportivo.
Desde os esportistas de fim de semana até os profissionais de elite, os atletas que procuram uma vantagem competitiva estão descobrindo que o Pilates ajuda a:
- Ganhar potência muscular
- Correr mais rápido
- Saltar mais alto
- Corrigir desequilíbrios musculares
- Evitar lesões
O Método Pilates constrói um forte núcleo, aumenta a resistência e flexibilidade e, ao mesmo tempo, melhora a postura, a estabilidade e o alinhamento. Ele também enfatiza a concentração total suavemente, através de movimentos fluidos e respiração adequada. Você se torna muito consciente de como o seu corpo se sente, onde você está no espaço e a melhor forma de controlar seu movimento.